Questão
ID 1145362Disciplina: Medicina
Assuntos: Distúrbios de Postura, Marcha, Tonturas e Quedas
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um senhor de 78 anos, foi encontrado em decúbito dorsal, inconsciente no chão da sala, em meio ao sangue que vinha do crânio. Seu neto, cuidador da noite, entrou em contado com o SAMU que, prontamente, chegou ao local e realizou triagem dos sinais vitais. Após sua reanimação, ele foi conduzido ao atendimento de urgência e emergência mais próximo. Verificou-se, à avaliação diagnóstica, presença de tumor cerebelar, provável responsável pela queda do paciente, e cisto no lobo frontal à esquerda, provavelmente em consequência do traumatismo cranioencefálico. A avaliação da fala e da linguagem sugere afasia de Broca. Após estabilização do quadro, houve retirada do dreno e alta hospitalar.
Com base na descrição do caso, julgue os itens a seguir.
A marcha do paciente apresentou-se com ritmo adequado, comprimento da passada adequado, porém com alargamento da base, compatível com ataxia cerebelar leve.