Questão
ID 1138156Disciplina: Contabilidade Geral
Assunto: Dividendos
Ano: 2025 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí
O Patrimônio Líquido de uma empresa, apresentado no Balanço Patrimonial de 31/12/2022, era composto das contas, com os seguintes valores:
Capital Social ................................................................................ R\$ 8.000.000,00
Reserva Legal ............................................................................... R\$ 1.400.000,00
Reserva Estatutária ....................................................................... R\$ 400.000,00
Reserva de Lucros a Realizar ...................................................... R\$ 400.000,00
Total do Patrimônio Líquido ............................................................. R\$ 10.200.000,00
No ano de 2023, o lucro líquido apurado pela empresa foi R\$ 4.800.000,00 e as seguintes informações sobre a destinação são conhecidas:
I. A Reserva Legal é constituída de acordo com o estabelecido na Lei das Sociedades por Ações.
II. A Reserva Estatutária é definida no valor de 10% do Lucro Líquido sem qualquer dedução.
III. Não houve realização de qualquer valor correspondente à conta Reserva de Lucros a Realizar.
IV. O estatuto da empresa não define o critério para cálculo do dividendo mínimo obrigatório.
O valor do dividendo mínimo obrigatório que deveria ser evidenciado no passivo, no Balanço Patrimonial de 31/12/2023, era