Questão
ID 1133858Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais
Assunto: Desigualdade de Gênero
Ano: 2013 Banca: COPS UEL - Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina Órgão: Secretaria de Administração e Previdência do Paraná
Leia o texto a seguir.
Em 1877, época do Império, Machado de Assis defendia que as mulheres ganhassem o direito de ir às urnas. Espirituoso, escreveu: “Venha, venha o voto feminino; eu o desejo, não somente porque é ideia de publicistas notáveis, mas porque é um elemento estético nas eleições, onde não há estética”. Machado assistiu à libertação dos escravos, à queda do Império e à proclamação da República, mas morreu sem ver o voto feminino.
(Disponível em:<https://www12.senado.gov.br> . Acesso em: 14 mar. 2013.)
Ao longo do ano de 2012, o debate acerca da conquista do voto feminino ocupou lugar de destaque. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, em que década do século XX a mulher brasileira adquiriu o direito ao voto.