Questão
ID 113276Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Letramento, Linguagem, Sociedade, Cultura, Discurso e Ensino de Língua
Ano: 2025 Banca: AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense Órgão: Prefeitura Municipal de Jaborá
É na Educação Infantil que tem início um trabalho de introdução nas atividades que envolvem a alfabetização e nas práticas sociais de escrita e de leitura, conceituadas de letramento. Segundo a autora, o contato com a língua escrita não fica restrito ao processo de grafar palavras, mas é parte integrante do processo de utilização das práticas de uso da leitura e da escrita.
Fonte: Soares (2009) apud Espinosa, D. C., & Silva, T. da. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola. Horizontes - Revista De Educação, 2016 (modificado).
Sobre o processo de letramento e alfabetização, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) Somente é considerado letrado quem sabe ler e escrever perfeitamente.
( ) Deve-se considerar os vários aspectos nos quais a criança está inserida, adequando-a aos conteúdos a serem trabalhados, aos gêneros textuais, à sua própria produção e às estratégias que devem ser repetitivas e não criativas.
( ) A criança deve ser alfabetizada e letrada como alguém que constrói conceitos e interpretações, capaz de construir seu próprio pensamento e conhecimento.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.