Questão 1126255

Farmácia · 2014

Questão

ID 1126255

Disciplina: Farmácia

Assunto: Farmacocinética

Ano: 2014 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais


Para produzir seus efeitos característicos, um fármaco tem que estar presente em concentrações adequadas no seu local de ação. Sobre os processos farmacocinéticos, considere as afirmativas abaixo:

I. A membrana plasmática representa uma barreira comum para o movimento dos fármacos no organismo. A maioria das membranas plasmáticas é relativamente impermeável à água por difusão ou por fluxo resultante das semelhanças hidrostáticas ou osmóticas através da membrana.

II. Considerando o transporte passivo na membrana, quanto maior o coeficiente de partição, menor é a concentração na membrana da substância e mais lenta a sua difusão.

III. A maioria dos fármacos consiste em ácidos ou bases fracas, presentes nas soluções tanto na forma não-ionizada como ionizada.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 1126255
Pular para o conteúdo principal