Questão 1105234

Artes · 2007

Questão

ID 1105234

Disciplina: Artes

Assunto: Música do Século XX e Contemporânea

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Vitória


Após muitas tentativas malsucedidas ao longo de um período de aproximadamente doze anos, eu criei os fundamentos para um novo procedimento na construção musical, o qual parecia adequado para substituir aquelas alterações estruturais fornecidas anteriormente pela harmonia tonal. Eu chamei esse procedimento de Método de Composição com Doze Tons Relacionados Apenas Entre Si. Esse método consistia basicamente do uso constante e exclusivo de um conjunto de doze tons diferentes.

A partir do texto acima no qual, Arnold Schoenberg, durante uma palestra em 1941, descreve suas técnicas de composição, julgue os itens subseqüentes.



O Serialismo, derivado do método descrito no texto em questão, foi adaptado e utilizado por muitos compositores do século XX, incluindo Igor Stravinsky.

Alternativas da questão 1105234
Pular para o conteúdo principal