Questão 1101384

Meio Ambiente · 2007

Questão

ID 1101384

Disciplina: Meio Ambiente

Assunto: Conceitos de Desenvolvimento Sustentável

Ano: 2007 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Vitória


Os governadores de Minas e do Espírito Santo, Aécio Neves e Paulo Hartung, mais o prefeito de Ipatinga e a ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand, protagonizaram um encontro incomum de consciência ecológica e vontade política. Melhor. Com decisões e ações efetivas em prol da recuperação de um rio situado em uma das bacias hidrográficas mais degradadas hoje de todo o Sudeste brasileiro. Era a abertura do 3.º Fórum das Águas do Rio Doce – Integração e Sustentabilidade.

“Estamos construindo um novo modelo democrático de recuperação ambiental. Nossas águas estão saturadas devido a um modelo antigo de exploração econômica que se comprovou insustentável”, afirmou Aécio Neves. “Se nós conseguimos acabar com a corrupção instalada em todos os setores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo, e controlar a violência e a influência do narcotráfico em um estado símbolo e secular de desmando como o nosso, por que não podemos sanear nossas águas?”, disse Paulo Hartung.

JB Ecológico, ano 5, n.º 63, abril de 2007, p. 21-2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, além dos demais aspectos que suscita, julgue os itens que se seguem.



O conceito de desenvolvimento sustentável, presente na motivação e nos objetivos do fórum a que o texto alude, implica a junção de progresso e cuidado na preservação das condições indispensáveis à vida, pensando no presente e. nas futuras gerações.

Alternativas da questão 1101384
Pular para o conteúdo principal