Questão 1094401

Engenharia Ambiental e Sanitária · 2016

Questão

ID 1094401

Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

Assuntos: Políticas Públicas, Normas e Legislações Ambientais

Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Prefeitura Municipal de Teresina


Nações diferentes como Reino Unido, África do Sul, México e Japão adotaram a via tributária para pôr um preço nas emissões de carbono, com o propósito de desestimular a queima de combustíveis fósseis nos setores de energia e transportes, maiores fontes de poluição climática no mundo.

Sobre isso, considere:

I. Tal imposto poderia causar desajustes, como queda do PIB; diminuição dos postos de trabalho; redução na demanda por produtos intensivos em combustíveis fósseis.

II. O imposto sobre o carbono emitido com combustíveis fósseis não tem como objetivo aumentar a arrecadação, e sim introduzir um imposto moderno, já adotado em duas dezenas de países.

III. Os impactos do imposto sobre carbono emitido com combustíveis fósseis são mínimos quanto ao aspecto da competitividade das empresas, embora sejam bem diversificados.

IV. Se instituído no Brasil haverá um efeito positivo deste imposto sobre carbono emitido pelo uso de combustíveis fósseis sobre o mercado, pois a taxação incentivará empresas a adotar práticas inovadoras, limpas e mais eficientes.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas da questão 1094401
Pular para o conteúdo principal