Questão 1076848

Medicina · 2008

Questão

ID 1076848

Disciplina: Medicina

Assunto: Diabetes Mellitus Tipos 1 e 2

Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de São Luís


O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.



Hipertensão arterial e idade avançada — mais de 70 anos — não constituem fatores de risco para disfunção cardiovascular em pacientes tratados com tiazolidinedionas.

Alternativas da questão 1076848
Pular para o conteúdo principal