Questão 1074575

Geografia · 2023

Questão

ID 1074575

Disciplina: Geografia

Assunto: Formação Territorial do Brasil

Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de São José


Segundo o pesquisador e professor, Júlio César Suzuki, O campo e cidade no Brasil passaram por intensa metamorfose, não só porque houve uma mudança nos seus conteúdos e nas suas formas, mas, também, devido às possibilidades novas que foram se constituindo de estabelecimento de vínculos e de influência de um sobre a outra, ou vice-versa.

De acordo com o pensamento acima descrito, assinale a alternativa correta:

I. No caso brasileiro, a ocupação colonial vai se estabelecendo, sobretudo, a partir da linha litorânea. Neste processo, pequenas aglomerações vão sendo formadas.

II. A ocupação territorial no Brasil vai sendo produzida por meio de cenários urbanos cosmopolitas, megalópoles, e não por arraiais, vilas e, mais tarde, cidades.

III. Nas vilas, além do pelourinho, havia, usualmente, igreja matriz, casa de câmara e cadeia, bem como a possibilidade de capelas de irmandades ou de casas religiosas.

IV. A ocupação territorial vai sendo produzida por meio de arraiais, vilas, cidades, sendo que, somente nestas últimas, há um governo local, além da presença de um pelourinho, da concessão de um termo e do domínio de terras do Conselho.

Assinale a sequência correta:

Alternativas da questão 1074575
Pular para o conteúdo principal