Questão 1072722

Língua Portuguesa · 2021

Questão

ID 1072722

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Aquisição da Escrita

Ano: 2021 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de São José


A respeito das principais ideias que sustentam os estudos sobre a psicogênese da linguagem escrita, é correto afirmar que:

1. A criança não começa a aprender a escrita apenas quando entra para escola; desde que, em seu meio, ela entra em contato com a linguagem escrita, começa seu processo de aprendizado.

2. O processo de aprendizado da linguagem escrita não consiste numa simples imitação mecânica da escrita utilizada por adultos, mas numa busca de compreender o que é a escrita e como funciona.

3. A linguagem escrita diz respeito a um processo de aprendizado de natureza exclusivamente conceitual.

4. Na busca de compreensão da escrita, a criança faz perguntas e dá respostas a essas perguntas por meio de hipóteses baseadas na análise da linguagem escrita, na experimentação de modos de ler e de escrever, no contato ou na intervenção direta de adultos.

5. As hipóteses feitas pela criança se manifestam muitas vezes em suas tentativas de escrita (muitas vezes chamadas de escritas “espontâneas”) e, por isso, não são “erros”, no sentido usual do termo, mas sim a expressão das respostas ou hipóteses que a criança elabora.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas da questão 1072722
Pular para o conteúdo principal