Questão 1052919

Biologia · 2012

Questão

ID 1052919

Disciplina: Biologia

Assunto: Conceitos de Genética

Ano: 2012 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Porto Velho


Analise os conceitos a seguir.

I. Desdiferenciação celular: retorno de células diferenciadas ao estado meristemático não diferenciado.

II. Determinação celular: processo pelo qual o potencial de desenvolvimento de uma célula torna-se limitado a uma rota específica (Christianson, 1985). A determinação celular diz respeito a uma canalização progressiva no desenvolvimento.

III. Epigênese: ativação seletiva e diferencial de genes (reprogramação celular). Um exemplo comumente citado como representativo em uma planta intacta é a transição da fase juvenil para a fase adulta.

IV. Epistasia: refere-se à inativação de um (trans)gene (o supressor) sobre um outro (trans)gene.

V. Indução: desencadeamento de um processo morfogenético pela exposição do implante (explante) a um estímulo físico, químico ou biológico. A indução envolve o controle da expressão gênica, embora não seja um fenômeno genético, pois não ocorre ganho ou perda genética (modificação alélica ou genotípica). Refere-se somente à expressão dos genes pré-existentes. Em cultura de tecidos, é a sinalização por um fitormônio a uma resposta específica a nível celular.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas da questão 1052919
Pular para o conteúdo principal