Questão 1042530

Língua Portuguesa · 2018

Questão

ID 1042530

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Casos Obrigatórios de Crase

Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Pará de Minas


INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder às questões de 1 a 4.

TEXTO I

As lentes de Kieslowski, os filmes de Fellini, as fotografias de Cartier-Bresson, as cerejeiras floridas na primavera japonesa, a tensão que precede a tempestade, lábios carnudos, a luz em Rembrandt, um sorriso largo, o David, um corpo que dança. A lista das imagens captadas pelo olhar que traçam uma espécie de consenso de beleza pode ser infinita.

Aqui só falamos do belo capturado pela visão, empanturrado de subjetividade individual, que atribui às coisas a qualidade do belo ou do feio. Não há precisão nessa experiência da percepção: existe uma ponte entre o que está visível e o que está escondido, uma harmonia de dentro que se expressa no exterior, um mistério íntimo que encanta. Um encontro com a beleza é um encontro sempre da ordem do transcendental.

[...]

BAGNOLI, Helena. Bravo. Disponível em:<http://bravo.vc/seasons/s03e01/>. Acesso em: 22 jan. 2018 (Fragmento adaptado).



Releia o trecho a seguir.

“Aqui só falamos do belo capturado pela visão, empanturrado de subjetividade individual, que atribui às coisas a qualidade do belo ou do feio.”

Analise, a seguir, as proposições e a relação entre elas.

I. O acento indicativo de crase, nesse trecho, é obrigatório,

PORQUE

II. o verbo “atribuir” rege o acento indicativo de crase nesse trecho, já que se trata de um verbo transitivo direto e indireto.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas da questão 1042530
Pular para o conteúdo principal