Questão 1038104

Medicina · 2021

Questão

ID 1038104

Disciplina: Medicina

Assunto: Triagem e Regulação Médica de Urgência

Ano: 2021 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Osasco


Leia o trecho da nota abaixo, publicada pela Agência de Comunicação do Governo de Alagoas, em 2018. Considere essa reflexão e o disposto na Portaria no 2.657/2004 (que estabelece as atribuições das centrais de regulação médica de urgências e o dimensionamento técnico para a estruturação e a operacionalização das Centrais SAMU-192).

Para o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Alagoas, um dos objetivos do projeto é conscientizar a população sobre os prejuízos que os trotes* causam para o serviço. “Iremos completar 15 anos no próximo dia 16 de dezembro e ainda vemos que o número de trotes é alto. Este ano, 56,42% dos chamados gerais para o número 192 foram trotes. Somente com esse trabalho de conscientização podemos continuar reduzindo esse quantitativo, que já chegou a ser de mais de 70%”, alertou o supervisor.

(João Victor Barroso. Samu leva serviços de saúde e ações educativas à população na orla e no Centro (Notícia). Agência Alagoas, 11 dez 2018)

* Trote: falsa comunicação de emergência ou urgência médica, neste caso.

O que é correto afirmar a respeito de trotes para o Samu?

Alternativas da questão 1038104
Pular para o conteúdo principal