Questão
ID 103609Disciplina: Fonoaudiologia
Assuntos: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Linguagem Oral, CID-11 e DSM-5-TR
Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público do Estado do Ceará
\(\quad \quad\) Lucas, criança de 6 anos de idade, tem chamado a atenção de sua professora na escola por apresentar déficits em funções adaptativas, vocabulário reduzido, prejuízos no discurso, repetições de palavras monossilábicas e dificuldades de acatar regras na conversação e na contação de histórias. Preocupada com a situação, a professora solicita agendamento com a família.
Considerando o caso hipotético precedente, as contribuições da psicopatologia e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5-TR), julgue os itens a seguir.
Caso se proceda a uma avaliação clínica de Lucas, achados como vocabulário reduzido e prejuízos no discurso podem ser considerados indícios para um possível diagnóstico de transtorno da comunicação.