Questão
ID 1029990Disciplina: Farmácia
Assuntos: Formas Farmacêuticas Sólidas (Comprimidos, Cápsulas, Pós)
Ano: 2018 Banca: METROCAPITAL - Soluções Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Odessa
Como se sabe, os granulados são, via de regra, constituídos por açúcar associado a substâncias medicamentosas, apresentando-se formados por pequenos grãos ou grânulos irregulares, cujo conjunto tem aspecto homogêneo. No tocante à preparação de granulados, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A temperatura de secagem é muito importante, porquanto alguns compostos podem sofrer diversas alterações. Geralmente, não se ultrapassam os 40°C, sendo a quantidade de água residual de cerca de 1 a 3%.
II – No processo de preparação a úmido do granulado estão envolvidas quatro fases: umedecimento dos pós; granulação da massa por meio de um tamis; secagem dos grãos úmidos; calibração do granulado.
III – A água e o álcool diluído podem ser empregados como líquidos de umedecimento para compostos hidrossolúveis, porém soluções aglutinantes como as soluções de gelatina, de carboximetilcelulose, de pectina ou alginatos, podem ser utilizados.