Questão
ID 102954Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)
Assuntos: Direitos Sociais e Políticas Sociais, Serviço Social e Minorias e Segmentos (Étnicos/Raciais, Gênero, Questão Agrária e Ambiental, Habitacional, População de Rua)
Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
A conferência de Estela Scheinvar no Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas foi sobre “O trabalho com a população de rua: deslocamentos do paradigma da garantia de direitos” (2022).
Em sua abordagem, Estela Scheinvar destaca a relevância de determinadas abordagens da prática psi no Brasil no enfrentamento das desigualdades sociais, na luta contra a criminalização da população em situação de rua e no combate aos olhares discriminatórios dirigidos àqueles que vivem fora dos modelos sociais normativos — seja por falta de recursos, seja por recusá-los. Com base em autores como Michel Foucault e Félix Guattari, a autora desenvolve uma análise crítica da atuação psi nesse contexto.
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir.
I. A dimensão coletiva e a ordem política que produz as relações de rua ficam invisibilizadas em muitas das rotinas de atendimento, sendo vistas como se fossem somente de ordem pessoal e familiar.
II. O governo da população circunscrito à lógica do direito é endereçado às práticas de julgamento disseminadas em suas múltiplas modalidades, cujo horizonte é a prática penal.
III. A referência ao direito como mecanismo central de socialização tem trazido efeitos de fortalecimento das relações liberais-capitalistas.
Está correto o que se afirma em