Questão 1014867

Fonoaudiologia · 2025

Questão

ID 1014867

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Perdas Auditivas — Diagnóstico e Classificação

Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Manaus


O conhecimento sobre a surdez possibilita àqueles que atuam no trabalho pedagógico com pessoas surdas elevar a qualidade do atendimento às necessidades constatadas. Nesse contexto, relacione adequadamente as classificações da surdez às respectivas caracterizações.

1. Deficiência auditiva condutiva.

2. Deficiência auditiva congênita.

3. Deficiência auditiva central.

4. Deficiência auditiva neurossensorial.

5. Deficiência auditiva adquirida.

( ) A alteração está localizada no ouvido interno, na cóclea ou em fibras do nervo auditivo. Trata-se, em geral, de lesão irreversível, podendo sua causa estar, por exemplo, em fatores genéticos; meningite; e rubéola materna.

( ) A alteração se localiza na orelha externa e/ou média e pode ser causada por má-formações, otites externas e médias, tendo como tratamento procedimento cirúrgico e/ou medicamentoso.

( ) Trata-se de surdez denominada como pré-lingual, ou seja, aquela que ocorre antes da aquisição da linguagem.

( ) Manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. A alteração pode se localizar desde o tronco cerebral até as regiões subcorticais e córtex cerebral.

( ) Nesse caso, a surdez pode ser pré ou pós-lingual, dependendo da ocorrência ter se dado antes ou depois da aquisição da linguagem.

A sequência está correta em

Alternativas da questão 1014867
Pular para o conteúdo principal