Com 27.330 contratações autorizadas, a função de Recenseador volta ao centro das atenções de quem pretende trabalhar temporariamente no IBGE.
Mas quanto ganha um Recenseador? Qual é exatamente a função? O trabalho é efetivo ou temporário? E o candidato já pode fazer a inscrição?
Neste guia, você encontra o que já está oficialmente definido e, principalmente, o que ainda precisa do novo edital para ser confirmado.
O que faz um Recenseador do IBGE?
O Recenseador é responsável pela coleta presencial das informações pesquisadas pelo Censo.
Na nova operação, os profissionais estarão ligados ao Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.
O trabalho coloca o Recenseador na ponta da operação: é ele quem realiza o contato necessário para obtenção das informações que alimentarão a base estatística do levantamento.
Como será o trabalho no próximo Censo Agropecuário?
O planejamento divulgado pelo IBGE prevê uma operação combinando recursos digitais e coleta presencial.
Entre as etapas previstas estão:
atualização cadastral;
possibilidade de preenchimento de questionários pela internet;
entrevistas presenciais realizadas por milhares de Recenseadores;
validação de questionários;
utilização de equipamentos eletrônicos na operação de campo.
Isso significa que o trabalho vai além de simplesmente “bater de porta em porta”. O Recenseador integra uma operação estatística estruturada, com protocolos, treinamento, supervisão e regras de tratamento das informações.
Quantas vagas haverá para Recenseador?
A autorização vigente estabelece um quantitativo máximo de 27.330 contratações temporárias.
Dado | Situação |
|---|---|
Função | Recenseador |
Vagas autorizadas | 27.330 |
Contratação | Temporária |
Órgão | IBGE |
Atuação | Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola |
Edital | Aguardado |
Quanto ganha um Recenseador do IBGE?
O valor do novo processo seletivo ainda precisa ser confirmado pelo IBGE.
Esse é um detalhe importante porque informações de seleções anteriores continuam circulando na internet e podem ser confundidas com o próximo certame.
Historicamente, o IBGE já utilizou para Recenseadores um modelo de remuneração por produção, em que o valor podia variar conforme fatores relacionados ao trabalho efetivamente realizado no setor censitário.
O próprio IBGE já explicou, em operações anteriores, que elementos como unidades visitadas e pessoas ou questionários recenseados podiam interferir na remuneração.
Entretanto, não é correto afirmar que exatamente o mesmo sistema será mantido nas 27.330 novas oportunidades antes da publicação das regras específicas.
Recenseador do IBGE recebe salário fixo?
Para o novo processo seletivo, ainda não há base para anunciar um salário fixo como informação definitiva.
A remuneração deverá ser definida oficialmente pelo IBGE para a contratação autorizada.
Assim que o edital for publicado, o candidato deve verificar:
forma de remuneração;
valor ou tabela de cálculo;
eventuais benefícios;
regras de pagamento;
duração contratual;
possibilidades de prorrogação.
Recenseador é servidor público efetivo?
Não. As 27.330 oportunidades autorizadas são destinadas à contratação temporária.
Isso significa que aprovação no processo seletivo não gera estabilidade nem transforma a função em cargo efetivo do quadro permanente do IBGE.
Qual será a escolaridade para Recenseador do IBGE?
O requisito definitivo deverá ser observado no próximo edital.
Por isso, o candidato deve ter cuidado com conteúdos que reproduzem automaticamente regras de seleções passadas e apresentam essas exigências como se já estivessem confirmadas para a nova contratação.
Quando abrem as inscrições para Recenseador?
As inscrições ainda não estão abertas.
O ato publicado em setembro de 2026 autorizou as contratações e estabeleceu prazo para publicação do processo seletivo.
Somente o edital poderá definir oficialmente:
datas de inscrição;
taxa;
isenção;
requisitos;
municípios ou áreas de trabalho;
etapas;
conteúdo da avaliação;
critérios de classificação.
Quando os Recenseadores devem trabalhar?
O cronograma do Censo Agropecuário aponta atividades ao longo de 2027 e prevê a coleta presencial em campo entre junho e outubro de 2027.
Esse cronograma ajuda a explicar por que a contratação de uma grande força de trabalho temporária é necessária.
Como será a rotina do Recenseador?
A rotina exata será disciplinada pelo IBGE, mas a própria definição institucional da função já indica seu núcleo: coletar presencialmente as informações pesquisadas pelo Censo.
Na prática, o candidato deve estar preparado para uma atividade que envolve:
trabalho de campo;
contato com informantes;
cumprimento de procedimentos técnicos;
uso de sistemas e equipamentos da operação;
atenção à qualidade das informações;
sigilo dos dados;
acompanhamento pela estrutura de supervisão.
Recenseador pode ser uma boa porta de entrada?
A seleção chama atenção por três fatores: volume de vagas, abrangência nacional e natureza temporária da contratação.
Para muitos candidatos, pode representar uma oportunidade de renda e experiência em uma grande operação federal. Para quem também estuda para outros concursos, pode ainda permitir contato direto com rotinas administrativas e operacionais do setor público.
Mas existe uma condição: passar na seleção.
27.330 vagas não significam ausência de concorrência
Um grande número de vagas costuma gerar uma conclusão perigosa: “vai ser fácil”.
É justamente uma seleção nacional e com milhares de oportunidades que pode atrair um volume elevado de candidatos.
Por isso, use as 27.330 vagas como motivo para levar a oportunidade a sério e não para subestimar a prova.
O que fazer antes do edital
Enquanto o conteúdo oficial não é divulgado, concentre-se no que pode ser aproveitado:
fortaleça Português;
revise Matemática básica;
treine interpretação de tabelas e informações;
acompanhe o funcionamento do Censo Agropecuário;
conheça a função do IBGE;
resolva questões das seleções anteriores;
acompanhe cada atualização oficial do novo PSS.
Dúvidas rápidas sobre Recenseador IBGE
Recenseador IBGE é temporário?
Sim. As 27.330 contratações autorizadas são temporárias.
Quantas vagas foram autorizadas?
Até 27.330 vagas para Recenseador.
O salário já foi divulgado?
O valor específico das novas contratações ainda precisa ser confirmado oficialmente.
As inscrições já começaram?
Não. É necessário aguardar o edital do novo processo seletivo.
O que faz o Recenseador?
É o profissional responsável pela coleta presencial das informações pesquisadas pelo Censo.
Onde o novo Recenseador vai trabalhar?
A atuação será vinculada ao Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, cuja operação possui abrangência nacional. A distribuição detalhada deverá constar dos documentos do processo seletivo.
Não espere o edital transformar tempo em urgência
Hoje, você tem uma informação que milhares de futuros candidatos também terão: 27.330 vagas estão autorizadas.
A diferença estará no que cada pessoa fará com essa informação.
Quando o edital chegar, remuneração, requisitos, municípios e prova deixarão de ser expectativa e passarão a ser regra. Quem começa a construir base antes dessa publicação chega ao período mais importante com menos matéria acumulada e mais tempo para questões, revisão e simulado.
Acompanhe o Portal Concursos e prepare-se para o IBGE antes que o pré-edital vire reta final.